“Obrigado por sua participação, assim que
tivermos uma posição, entraremos em contato para dar retorno sobre a
entrevista.”
– Quantas vezes você já ouviu essa frase ao término de um
processo seletivo? Você ouve a frase, despede-se do entrevistador e logo ao
sair pela porta, fica pensando: “Será que eles vão dar a resposta mesmo?”
Aguardar o retorno de um processo seletivo é desconfortável para
a maioria dos candidatos. Essa situação gera ansiedade em saber se você foi ou
não aprovado, e angústia pela demora do retorno. Geralmente, as empresas
demoram a comunicar um retorno ao profissional ou simplesmente não dão
resposta.
Uma nova oportunidade de
trabalho traz consigo perspectivas de mudança na vida dos profissionais. Ficar
ansioso é natural. Mas, movidos pela angustia da espera, e às vezes pela
necessidade de trabalhar, entramos em um dilema: “Será que devo entrar em
contato com a empresa, perguntando sobre o resultado da entrevista?”
Embora não exista uma regra para esses casos, Guilherme
Françoso, gerente de planejamento estratégico na Proativa RH, explica: “A
demora não é sinônimo de rejeição. Dependendo do nível, o processo seletivo
poderá ser longo e envolver diversas etapas. O importante é ter paciência e
saber como e quando questionar sobre o resultado da entrevista, sem se
precipitar e parecer inconveniente”.
“Por que a resposta demora?”
Porque as empresas estão cada vez mais cautelosas nas tomadas de
decisões. A contratação de um profissional é um processo delicado.
“Contratações equivocadas acarretam um alto custo para a empresa e um grande
desgaste para o candidato” – explica Guilherme.
O perfil de uma determinada vaga pode ainda, ser modificado
durante o processo seletivo e, em conseqüência, candidatos elegíveis num
primeiro momento podem deixar de ser.
A resposta de uma entrevista quase sempre é uma prioridade para
os candidatos, no entanto pode não ter a mesma prioridade para a empresa, que
poderá ter prazo estendido para a contratação do profissional.
Além disso, a vaga poderá ser suspensa por um período ou mesmo
cancelada pela contratante.
“O segredo é o bom senso”
Se você passou pela primeira etapa do processo seletivo e o selecionador
comunicou que convocará para a segunda etapa, não ligue. Neste caso, convém
aguardar o contato. Em alguns casos, as empresas podem usar canais diferentes
para dar esse retorno, como o e-mail, por exemplo. Por esse motivo é importante
manter seus dados cadastrais sempre atualizados.
Se você já chegou até a etapa final, como por
exemplo, uma entrevista com o gestor requisitante. Usualmente, o selecionador
informa um prazo para o retorno do processo seletivo. Aguarde o término desse
prazo, se ao final do tempo informado não fizerem contato com você, ligue para
o selecionador, mas nunca diretamente para o gestor da vaga.
Se você passou pela angústia da espera e finalmente foi
aprovado, parabéns! Mas caso a resposta tenha sido negativa, avalie com
cuidado! Com certeza a sua experiência ou o seu perfil profissional não atendeu
às necessidades da vaga ou as expectativas do gestor, contudo, é importante ter
em mente que isso não significa que você seja um mal profissional despreparado.
Nem sempre as empresas dão um retorno detalhado para as
consultorias que recrutaram o candidato, como comenta Guilherme. “Normalmente,
a empresa nos informa se o candidato foi ou não aprovado”. Entretanto, nós como
consultores, como parte da interface entre as necessidades da empresa (cliente)
e os interesses dos candidatos, podemos ressaltar os aspectos que nortearam a
escolha final do cliente e pontuar as competências a serem desenvolvidas para
os candidatos não aprovados.
Como dissemos, não há fórmula mágica para enfrentar a espera por
uma resposta que pode mudar o rumo de nossas vidas. É preciso ter calma e bom
senso para lidar com essa situação.
E você leitor? Já passou por uma situação dessas? Deixe seu comentário em nosso
blog.
http://www.proativarh.com.br/blog/index.php/2011/09/20/o-que-fazer-depois-de-uma-entrevista-de-emprego/#more-1819