quinta-feira, 5 de abril de 2012

que fazer depois de uma entrevista de emprego?


“Obrigado por sua participação, assim que tivermos uma posição, entraremos em contato para dar retorno sobre a entrevista.”
– Quantas vezes você já ouviu essa frase ao término de um processo seletivo? Você ouve a frase, despede-se do entrevistador e logo ao sair pela porta, fica pensando: “Será que eles vão dar a resposta mesmo?”
Aguardar o retorno de um processo seletivo é desconfortável para a maioria dos candidatos. Essa situação gera ansiedade em saber se você foi ou não aprovado, e angústia pela demora do retorno. Geralmente, as empresas demoram a comunicar um retorno ao profissional ou simplesmente não dão resposta.
Uma nova oportunidade de trabalho traz consigo perspectivas de mudança na vida dos profissionais. Ficar ansioso é natural. Mas, movidos pela angustia da espera, e às vezes pela necessidade de trabalhar, entramos em um dilema: “Será que devo entrar em contato com a empresa, perguntando sobre o resultado da entrevista?”
Embora não exista uma regra para esses casos, Guilherme Françoso, gerente de planejamento estratégico na Proativa RH, explica: “A demora não é sinônimo de rejeição. Dependendo do nível, o processo seletivo poderá ser longo e envolver diversas etapas. O importante é ter paciência e saber como e quando questionar sobre o resultado da entrevista, sem se precipitar e parecer inconveniente”.
“Por que a resposta demora?”
Porque as empresas estão cada vez mais cautelosas nas tomadas de decisões. A contratação de um profissional é um processo delicado. “Contratações equivocadas acarretam um alto custo para a empresa e um grande desgaste para o candidato” – explica Guilherme.
O perfil de uma determinada vaga pode ainda, ser modificado durante o processo seletivo e, em conseqüência, candidatos elegíveis num primeiro momento podem deixar de ser.
A resposta de uma entrevista quase sempre é uma prioridade para os candidatos, no entanto pode não ter a mesma prioridade para a empresa, que poderá ter prazo estendido para a contratação do profissional.
Além disso, a vaga poderá ser suspensa por um período ou mesmo cancelada pela contratante.
“O segredo é o bom senso”
Se você passou pela primeira etapa do processo seletivo e o selecionador comunicou que convocará para a segunda etapa, não ligue. Neste caso, convém aguardar o contato. Em alguns casos, as empresas podem usar canais diferentes para dar esse retorno, como o e-mail, por exemplo. Por esse motivo é importante manter seus dados cadastrais sempre atualizados.
Se você já chegou até a etapa final, como por exemplo, uma entrevista com o gestor requisitante. Usualmente, o selecionador informa um prazo para o retorno do processo seletivo. Aguarde o término desse prazo, se ao final do tempo informado não fizerem contato com você, ligue para o selecionador, mas nunca diretamente para o gestor da vaga.
Se você passou pela angústia da espera e finalmente foi aprovado, parabéns! Mas caso a resposta tenha sido negativa, avalie com cuidado! Com certeza a sua experiência ou o seu perfil profissional não atendeu às necessidades da vaga ou as expectativas do gestor, contudo, é importante ter em mente que isso não significa que você seja um mal profissional despreparado.
Nem sempre as empresas dão um retorno detalhado para as consultorias que recrutaram o candidato, como comenta Guilherme. “Normalmente, a empresa nos informa se o candidato foi ou não aprovado”. Entretanto, nós como consultores, como parte da interface entre as necessidades da empresa (cliente) e os interesses dos candidatos, podemos ressaltar os aspectos que nortearam a escolha final do cliente e pontuar as competências a serem desenvolvidas para os candidatos não aprovados.
Como dissemos, não há fórmula mágica para enfrentar a espera por uma resposta que pode mudar o rumo de nossas vidas. É preciso ter calma e bom senso para lidar com essa situação.
E você leitor? Já passou por uma situação dessas? Deixe seu comentário em nosso blog. 
http://www.proativarh.com.br/blog/index.php/2011/09/20/o-que-fazer-depois-de-uma-entrevista-de-emprego/#more-1819