segunda-feira, 16 de abril de 2012

Porque investir na Petrobras ?


Paulo Campos
Gerente de Investidor Individual da Área de Relacionamento com Investidores (RI), formado em Ciências Contábeis com MBA em Ciências Contábeis (FGV) e Especialização em Ciências Políticas (UFRJ). www.petrobras.com.br/ri
Edição 01
Por que investir na Petrobras?
O Gerente de Investidor Individual da Área de Relacionamento com Investidores (RI) da Petrobras, Paulo Campos, revela em entrevista exclusiva a Expomoney, por que o investidor individual deve buscar investir na sua companhia.
Leia mais.
Por Cristiane Moraes

Expo Money - Por que o Investidor Individual deve investir na Petrobras?
Paulo Campos – Primeiro porque é a maior empresa do país. Segundo pelo potencial de crescimento operacional e financeiro da Companhia. Terceiro porque é a ação mais negociada na Bovespa. E quarto porque respeitamos o pequeno investidor. A empresa tem um departamento exclusivo para o atendimento ao investidor Pessoa Física (PF), possuímos linha telefônica gratuita (0800-282-1540) e o e-mail acionistas@petrobras.com.br, exclusivo para esse público. Temos também uma sala de atendimento ao acionista, que é um local específico para receber o investidor que comparece à companhia. Além disso, realizamos “Chats” para divulgações de resultados trimestrais e do plano de negócios da Companhia (específico para esse público).

Você tem algum exemplo de retorno de investimento de investidor individual na companhia? 
Cito como exemplo a aplicação com recursos do Fundo de Garantia (FGTS) em ações da Petrobras. Quem aplicou seus recursos do FGTS, em agosto de 2000, até hoje teve de valorização mais de 650%. Para quem deixou os recursos aplicados no fundo de garantia, o rendimento foi em torno de 38%. Por isso que, até hoje, ainda recebemos diversos telefonemas e e-mails nos perguntando se ainda podem comprar ações da Petrobras com os recursos do FGTS.
O que você acha que o investidor deve conhecer da Petrobras para escolher comprar suas ações?
Ele tem que acompanhar o plano de negócios (os investimentos) da companhia. Verificar o que a empresa estará fazendo nos próximos anos, que garantirá o contínuo crescimento operacional e financeiro da empresa. Isso é fundamental para qualquer investidor.
Nós da área de Relacionamento com Investidores da Petrobras estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida dos atuais e potenciais investidores.

Fale um pouco sobre o Plano de Negócios da Petrobras.
Recentemente foi divulgado o novo plano de negócios que abrange o período de 2007 a 2011. Estaremos investindo US$ 87 bilhões nesse período, objetivando o contínuo crescimento da companhia. Isso é super importante para os nossos acionistas, porque assim eles têm a certeza que a empresa continuará crescendo e como conseqüência terá como retorno a valorização das ações, bem como um recebimento maior de dividendos em termos financeiros.

Como ficou a questão da Bolívia? E qual a relevância dessa situação para o investidor?
Temos um contrato com a YPFB (empresa estatal Boliviana) de importação de gás natural para o Brasil, com vigência até o ano 2019. A Petrobras cumprirá as cláusulas desse contrato que prevê reajustes trimestrais no preço do gás e consideramos que o preço hoje praticado remunera a operação na Bolívia. Em síntese, a posição da Petrobras é de não aceitar qualquer aumento solicitado pelo governo Boliviano, fora do previsto no contrato.
Quanto à relevância para os investidores em ações da Petrobras, na nossa visão nenhuma, tanto que as nossas ações não se desvalorizaram logo após a divulgação, em 01/05/2006, do decreto Boliviano, inclusive no ano de 2006 as ações da Companhia se valorizaram 18%.

É verdade que recentemente a Petrobras recebeu o prêmio da IR – Magazine de “Melhor Empresa Brasileira de Relações com Investidores”?
A primeira edição do prêmio foi no ano de 2005, e a Petrobras ganhou em 2005 e 2006, como “Melhor Programa de Relações com Investidores para Investidores Individuais”. Nós incentivamos muito o investidor individual. Participamos de diversos eventos voltados para a o aprimoramento do conhecimento da pessoa física no mercado de ações. Procuramos passar para essas pessoas cultura de investimento, de que o mercado de ações não é somente para os grandes investidores, que as pessoas físicas também podem aplicar no mercado acionário. Porém, sempre orientamos que suas aplicações devem levar em conta um horizonte de médio a longo prazo (acima de um ano). Procuramos incentivá-los a aplicar parte dos seus recursos no mercado de ações, por acharmos que a diversificação de seus investimentos é muito importante.

Quais são as principais ações da empresa para levar esse conhecimento para o investidor individual?
Os eventos que participamos. Um deles é a Expo Money. A Petrobras participa e patrocina o evento desde a sua primeira edição, realizada em São Paulo no ano de 2003. O objetivo desse evento é passar cultura de investimento para as pessoas físicas e nós participamos fazendo palestras sobre os negócios da Companhia. Em nossa opinião as pessoas físicas, com o aprimoramento de seus conhecimentos do mercado de ações, uma das ações que comprarão será da Petrobras. Isso pode ser medido pelo aumento de 26 mil novos acionistas desde 01/09/2006, quando as ações da Petrobras foram desdobradas, ficando mais acessível ao pequeno investidor, que por ter adquirido o conhecimento do mercado acionário pôde comprar as nossas ações.

O que você falaria para a Pessoa Física que pretende investir na sua companhia?
Que pode investir, que é uma grande empresa, com enorme potencial de crescimento, que tem um grande respeito com esse perfil de investidor e que possui uma excelente estrutura para dar respaldo ao Investidor Individual. Temos hoje uma base de acionistas de mais de 500 mil investidores, e queremos ampliá-la mais ainda.